tag:blogger.com,1999:blog-29186743.post115843858778890371..comments2023-06-17T11:47:03.259+01:00Comments on Esperando Godard: New York, New YorkSaymon Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/06345372351356888418noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-29186743.post-43697754863034253732008-01-09T04:10:00.000+01:002008-01-09T04:10:00.000+01:00Concordo plenamente com a análise de Saymon Nascim...Concordo plenamente com a análise de Saymon Nascimento. Não consigo ver 'equívoco' na obra de Martin Scorcese. New York New York é um primor de cinematografia. O roteiro se sustenta seja pela seleção musical, seja pela intrincada relação do casal Jimmy Doyle & Francine Evans, seja pela trama em si. É um filme portentoso, com notável reconstituição de época e precisão narrativa. De Niro está impecável como o antipático saxofonista movido por uma irrefreável megalomania que não o deixava encontrar o equilíbrio das coisas. De tão extremista nunca chegou a conhecer o sucesso. Ele açoitou todos com quem conviveu ao mesmo tempo em que era açoitado pela vida. Mas não aprendeu. Apenas se conformou com seu carma de 'incompreendido'. Liza, ao contrário, empresta um equilíbrio e um bom senso quase celestial ao seu personagem. É a antítese do companheiro. Tem talento, sabe negociar, sabe usar sua arte no momento e na hora certa. É bem fácil imaginar o quanto o furacão Liza Minnelli teve d se disciplinar para viver diaraiamente o comedimento e a parcimônia de sua doce Francine. A meu ver, New York New York é um filme incompreendido embora o próprio diretor tenha dito, numa entrevista, que sua obra fora um equívoco. Fiquei decepcionado com esta declaração. Para mim New Yok New York entrou, por alguma razão, na rota de colisão com o azar: Foi lançado no mesmo ano de um Annie Hall (um dos filmes mais chatos de Woody Allen) que acabou endeusado pela Academia. Vocês lembram do que se trata a história do filme de Allen? E de sua música? Pois é... em compensação New York New York, a canção-título do filme, se tornou símbolo da cidade mais famosa do mundo e é uma das mais executadas no mundo até hoje. E a célebre Academia de Artes e Ciências de Hollywood ignorou-a solenemente... E Sinatra?, Um notório usurpador de sucessos alheios, mudou a letra e o tempo da música e acabou fazendo sucesso no lugar de quem realmente merecia os louros: Liza Minnelli! (Só a título de curiosidade, o mesmo Sinatra, no final dos anos 50 regravou 'The Man thar Got Away', marca registrada de Judy Garland - mãe de Liza - mudando a letra para The Girl that got Away. Ainda bem que essa versão ficou no limbo para sempre. Mais vale ouvir a bela canção na incomparável voz de Ella Fitzgerald. Mas voltando ao clássico New York New York, considero que Scorcese tenha fechado um ciclo de filmes que hoje em dia já não se faz mais. Infelizmente. É pena que o próprio criador tenha negligenciado sua criação. Acho, inclusive, que Scorcese deu esta declaração para 'ficar bem na foto' junto aos os poderosos de Hollywood. Mas perdeu e feio. Ficou anos no limbo fazendo um fracasso atrás do outro. Se New York New York tivesse sido um erro, teria sido um caso isolado na carreira do diretor. Scorcese seguiria fazendo novos outros sucessos. Mas não foi bem isso o que aconteceu... O diretor veio errando a mão em tantas outras produções depois daquele filme que nem a Academia -que o indicou várias vezes neste período - conseguiu premiá-lo. E pra finalizar, na minha visão, a Academia se redimiu perante New York New York ao premiar Chicago com o Oscar de melhor filme. Afinal, quem, assistindo a performance de Catherina Zeta-Jones em Chicado, não pensou em Liza Minnelli e no quanto o filme e a personagem renderiam nas mãos dela, se ainda tivesse condição física para fazê-lo?Anonymousnoreply@blogger.com