sábado, janeiro 05, 2008

Camisa de força

Por que ainda se faz barulho quando David Lynch faz um filme sem pé nem cabeça, que ninguém entende? Não é para entender mesmo, não no sentido início, meio e fim. Por outro lado, essa seqüência surreal de A Estrada Perdida, Cidade dos Sonhos e Império dos Sonhos pode ser vista claramente de outro ângulo que não o da "historinha": são filmes que assumem o ponto de vista de personagens seriamente perturbados, e a graça é experimentar um pouco desse inferno. Por isso, a distorção toda...



... o que, claro, não garante que esse novo Império dos Sonhos chegue perto de ser um bom filme. Não é, e por um motivo básico. Lynch perdeu a mão na criação de infernos, por assim dizer. A Estrada Perdida, e, em menor medida, Cidade dos Sonhos eram feitos de uma maneiraq ue é impossível tirar os olhos da tela; tinham grande impacto que eu chamaria quase de físico, de um jeito que o espectador, do lado de cá da tela, era obrigado a se esforçar para não ter os sentidos alterados pelo universo instável dessas mentes doentias.



Em Império dos Sonhos, um filme dentro do filme, os mesmos psicologismos, transferências de identidade, homenagens ao filme noir, e tudo isso duplicado por um filme dentro do filme - aliás, o filme dentro do filme é, por sua vez, um remake... Lynch vai abrindo janelas e janelas e o filme bate certinho nas três horas. E a sensação de perturbação já foi embora há muito tempo, para dar lugar uma irritação com tanta misantropia inócua. Laura Dern, em flashes, consegue sobreviver a essa bagunça.

Em tempo: meus Lynchs preferidos são Coração Selvagem e O Homem Elefante.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que nada do que ele fez superou ainda Coração Selvagem, mas espero ancioso por esse novo trabalho que parece tão hermético como os outros.
abraços

Anônimo disse...

Saymon, no blog do Zanin você mencionou que baixou o filme "O mundo" do Jia Zhang-Ke. Por favor, me diga aonde que você encontrou.
Procurei em alguns sites de torrents e nada. Gostaria muito de ver esse filme. Muito obrigado de antemão. Márcio - BH

Saymon Nascimento disse...

Valeu pela visita, Felipe. Não gosto desse novo Lynch, mas tem gente que adora...

Marcelo, basta buscar no Emule, "Shijie". Baixe o DVD RIp em dois cds.