sábado, dezembro 01, 2012

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

Lição do dia é nunca subestimar Woody Allen. Venho detestando sistematicamente seus filmes há bom tempo, especialmente pela preguiça que antes diziam ser apenas visual, mas que passou a atacar a sua escrita. Vimos uma série de filmes subdesenvolvidos com pontos bem baixos, como Melinda e Melinda, até um ponto que eu comecei a "perder" de propósitos algumas de suas produções.

Ora, vejam só. Ano passado o dolorosamente medíocre Meia Noite em Paris ganhou Oscar e bateu recordes Allen de bilheteria, mas eu acabo de descobrir que o seu filme do ano anterior, Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, é que é realmente excepcional. Temos uma falsa comédia cheia de jazzinho animado mas completamente amarga, pessimista e afiada como uma navalha, que disseca com exemplar ceticismo todas as nossas necessidades de fuga pra não encarar de frente tudo que há de pior na vida.

É um filme violentíssimo, mas há uma dose considerável de compaixão que impede que isso aqui seja, sei lá, um filme de Todd Solodz, com personagens chicoteados para o prazer de uma plateia cínica. No fim das contas, Allen acaba simpático à sua turba de perdedores, mesmo que suas pequenas vitórias sejam as únicas possíveis e, por essência, derivadas de uma vontade de auto-ilusão.

Pode-se sempre discordar de um fatalismo tão ostensivo e acreditar em um ponto de vista mais ensolarado sobre a vida, mas, bom, é difícil contestar que aqui Allen defende com bastante eloquência seu pensamento, em excelente cinema e texto. Vê-lo dedicado a superar essa dita preguiça não deixa de ser um alento de que, entre tantos filmes descartáveis, vez por outra ele volte à forma. Estamos sempre na torcida.

Um comentário:

André Setaro disse...

Talvez considero este filme um dos melhores de Allen da última safra.