terça-feira, outubro 02, 2007

22

Hoje, 2 de outubro, é meu aniversário. Deixo aqui em comemoração uma lista de 22 filmes com os quais tenho relação afetiva forte. São todos grandes filmes, mas não exatemente aqueles que eu consideraria os melhores se tivesse que parar para pensar. Não basta ser obra-prima, tem que ser a minha cara, ou ao menos, bater forte. Obviamente, tem muito mais filme que pode não ter entrado agora por esquecimento, ou por indecisão em relação a outro que acabou entrando, essas coisas de lista. Pelo menos, que fique como registro instantâneo do que faz a minha cabeça nesse aniversário.

22 - Weekend à Francesa, de Jean-Luc Godard


21 - Um Certo Capitão Lockhart, de Anthony Mann


20 - Cupido é Moleque Teimoso, de Leo McCarey


19 - Verão de 42, de Robert Mulligan


18 - Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai


17 - O Homem Que Matou o Facínora, de John Ford


16 - Fuga ao Passado, de Jacques Tourneur


15 - O Salário do Medo, de Henri Georges Clouzot


14 - Jules e Jim, de François Truffaut


13 - A Face Oculta, de Marlon Brando


12 - As Pontes de Madison, de Clint Eastwood


11 - Trono Manchado de Sangue, de Akira Kurosawa


10 - Hara-kiri, de Masaki Kobayashi


9 - Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock


8 - Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy


7 - A Doce Vida, de Federico Fellini


6 - O Indomado, de Martin Ritt


5 - Rocco e Seus Irmãos, de Luchino Visconti


4 - Carta de Uma Desconhecida, de Max Ophuls


3 - A Sangue Frio, de Richard Brooks


2 - O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola


1 - Lawrence da Arábia, de David Lean

7 comentários:

André Setaro disse...

Parabéns Saymon! A lista, sobre ser uma questão subjetiva, tem preferências substantivas que fazem me tornar cúmplices também delas.

João Daniel disse...

Lista legal,mas não vi nem a metade...De qualquer forma,parabéns!

Gustavo disse...

Só de ter Lawrence da Arábia ali a lista já vale. Mas ainda tem o homem que matou o fascínora e o poderoso chefão, que também entrariam na minha lista, então acho que qualquer dia tento ver Jules e Jim sem o preconceito que tenho contra filmes do Truffaut.

E feliz aniversário.

Gustavo disse...

"Rocco e seus Irmãos" é um desses filmes que quanto eu mais penso nele, mais ele cresçe em minha memória. Considero a obra máxima de Visconti, e a cena da briga entre irmãos é extremamente dolorosa, tanto emocionalmente quanto no sentido da dor mesmo.

Parabéns Saymon, grande lista.

Anônimo disse...

"Salário do Medo" é um título obrigatório.
Entenda-se: mesmo sem ver, sei que é preciso. Um título assim não se ignora.

Anônimo disse...

Excelente a escolha das fotos também.
"Verão de 42" eu dificilmente veria, por causa desse nome. Mas agora, se achar, pegarei.
Assim como "Cupido moleque teimoso", que descobri faz algum tempo ser um grande filme -- mas ainda não vi.

Stela Borges de Almeida disse...

Confrontando blogs e listas de filmes na web, tive a sorte de consultar esta, aqui. Uma indicação primorosa, bela comemoração de aniversário, com criatividade e subjetividade compartilhada. Gostei muito.