domingo, fevereiro 17, 2008

Dueto

Paula Toller fez show na cidade neste fim de semana. Isso me lembra Tim Burton. Eu estava querendo falar de Sweeney Todd, mas vejam esse vídeo primeiro - Toller e Chico cantam Dueto:



No fundo, Johnny Depp e Helena Bonham Carter fazem a mesma coisa que a dupla. Não sabem cantar e tentam se virar na base da interpretação. Chico usa a seu favor o fato de ser um não-cantor. Falando baixo suas letras sensacionais, provoca comoção nas mulheres - o homem do lado, próximo, pode ser tão inteligente e sedutor - e identificação nos homens - o cara detona sendo terreno, mundano, próximo, mesmo que nenhum de nós escreva letras assim.

O caso de Toller é mais complicado. Cantora claudicante, ela mudou de tática ao longo da carreira para continuar tendo apelo, e talvez nem saiba disso. Jovem, sua voz estridente soava bem nas letras adolescentes, de educação sentimental. Dava carisma e autenticidade às besteiras que escrevia.

Nessa fase com Chico, ela está, digamos, no primeiro ano de faculdade, pegou uns livros para ler e está de quatro por um professor mais velho. No vídeo, Chico está claramente cantando a garota ingênua e pretensiosa, vejam, mas um pitéu. Mais velha, depois de anos loucos de faculdade, ela se sustenta na presença sexual. Longe de ser uma mulher arrasa-quarteirão, ela é bonita e sedutora, faz cara de liberada e conquista. E mesmo sem ter se tornado uma boa cantora, essa sexualidade está na sua voz. Dá para ouvir.

Mas deixa o Sweeney Todd para lá, por enquanto. O esforço de Depp e Carter em mascarar a falta de voz não vale a pena. Eu volto ao assunto depois, porque acabei de ver Sangue Negro e não consigo manter a concentração escrevendo sobre outros filmes. Mas deixa esse também ficar decantando um pouco. Abraço.

Nenhum comentário: