quarta-feira, novembro 28, 2007

Quatro dígitos

2046 passou no Festival de Cannes de 2004, mas só chegou aqui no início do ano passado. Ao contrário do normal no seu ritmo de trabalho, o diretor chinês fez outro filme rapidinho, My Blueberry Nights - sua estréia americana. Quando chega aqui? Enquanto não vem, dá para se perder no universo do cara em vários vídeos no Youtube.

Já ouvi essa piada: diretores que desistem de tentar fazer filmes e vão para a publicidade passam para o lado negro da Força. Talvez, mas não no caso do china aqui. A seguir (sem legendas, infelizmente), um vídeo de sete minutos que ele fez para a BMW, The Follow. No fundo, não há nada aqui que não seja Wong Kar-Wai, e os carrinhos são perfeitamente afastados para a terra do "product placement".

Incrível como não parece nem merchandising - os BMW simplesmente devem estar ali porque fazer parte do universo do cara, e pronto. Melhor do que os carros, é justamente ter esse universo. Não nada que faça esse curta feito por encomenda parecer menos autoral que os filmes do diretor consagrados em festivais. [Aliás, equipe classe A. Roteiro de Andrew Kevin Walker (Seven), fotografia de Harris Savides (Elefante), Clive Owen, Forest Whitaker, Mickey Rouke e Adriana Lima no elenco]. Romântico e melancólico:




No Youtube também há esse clipe dirigido pela cara, absolutamente extraordinário, onde ele usa o formato para ser indulgente consigo mesmo e se render a seu gosto por estilização. Detalhe: observem os números assinaturas na hora: 02h46. Basta trocar os dois primeiros dígitos, e voltamos a 2046, o quarto do filme título, que aparece também em Amor à Flor da Pele e Dias Selvagens.

2 comentários:

Wiliam Domingos disse...

Opa, tudo bom!?
Blog bacana, bem escrito...ótimos artigos!
Gostei muito do post sobre as referências em Moulin Rouge!

Gosto do trabalho do Wong, apesar de conhecer pouco!
O lance das BMW...ficou "bacana", mais nada a dizer! rsrsrs
O clipe é ótimo...

Cara...
Faço parte de uma comunidade no orkut chamada "blogueiros cinéfilos". A galera (34 membros) que está lá são os blogueiros que conheço...enfim, surgiram de uma turma única de comentadores em blogs de cinema!
Quero te convidar para participar e consequentemente conhecer essa galera!
A comuna está ótima, boas discussões...
Abraço!

Wiliam Domingos disse...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=34327998


A comunidade!