sexta-feira, agosto 01, 2008

Pra cima

Já que estamos falando muito de Deus recentemente, dez filmes "transcendentais", para ver de fora do corpo.

10 - Alemanha Ano Zero, de Roberto Rossellini (Itália / Alemanha, 1948, em DVD): Edmund Koeler é um garoto de 11 anos vivendo e sustentando a família numa Berlim destroçada, logo após a capitulação na Segunda Guerra.



9 - A Lenda dos Beijos Perdidos, de Vincente Minnelli (Estados Unidos, 1954, em DVD): Gene Kelly interpreta um americano em visita a Escócia. Por acaso, ele acaba descobrindo uma vila que vive num tempo semelhante ao de 200 anos antes, e se apaixona pela garota mais bonita do local. Mas a passagem vai se fecha, e ele fica do lado de fora.



8 - Taurus, de Aleksandr Sokurov (Rússia, 2001): Lênin vive seus últimos dias isolado numa casa de campo, enquanto todo mundo à sua volta procura esconder os eventos políticos na USSR.



7 - Trono Manchado de Sangue, de Akira Kurosawa (Japão, 1957, em DVD): um ambicioso samurai é convencido pela maléfica esposa a matar o imperador do Japão e tomar o trono.



6 - Asas do Desejo, de Wim Wenders (Alemanha, 1987, em DVD): Damiel é um anjo berlinense que decide se tornar humano para experimentar o amor.



5 - Decálogo: um, de Krzysztof Kieslowski (Polônia, 1989): professor de física vive sozinho com o filho, a quem desafia a toda hora na resolução de problemas matemáticos. Um erro de cálculo* mostra algumas verdades ao professor. EDIT: a conta tava certa!, mas a tragédia vem mesmo assim.



4 - Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho (Brasil, 2001): oprimido pelo amor excessivo da mãe, a rigidez sufocante do pai e uma paixão incurável pela irmã, André foge de casa, mas é resgatado pelo irmão mais velho.



3 - Ondas do Destino, de Lars von Trier (Dinamarca, 1996): no interior da Escócia, Bess decide se casar com um forasteiro. A garota tem uma fé inabalável, mas, ao rezar para que o marido volte logo da plataforma de petróleo onde trabalha para que ela não fique mais sozinha , Deus devolve seu amado paralítico.



2 - A Palavra, de Carl Th. Dreyer (Dinamarca, 1955, em DVD): numa fazenda do interior da Dinamarca, uma família entra em colapso quando um dos filhos, Johannes, enlouquece e passa a dizer que é o próprio Jesus Cristo.



1 - A Ascensão, de Larissa Shepitko (Rússia, 1976): durante a segunda guerra, dois soldados russos em busca de comida acabam entrando em território dominado por alemães, são presos e passam somente a esperar o momento da execução.



EDIT: Claro, óbvio, que não esqueci de Bergman aqui. Ele está fora de concurso, já que, poderia colocar vários filmes dele, mas não consigo decidir qual. A obra dele é mais transcendental em conjunto do que filme a filme.

Nenhum comentário: